Ensaio mecânico de blocos de terminais

Testes e análises às propriedades mecânicas dos blocos de terminais Klippon® Connect como base para aprovações internacionais.

Ensaio mecânico de blocos de terminais

Resistência mecânica e qualidade para ambientes industriais desafiadores

As influências ambientais e mecânicas dentro de comutadores colocam maiores demandas sobre a resiliência mecânica e qualidade dos respetivos componentes e suas áreas de conexão. No que respeita aos blocos de terminais, estes requisitos específicos são definidos em normas e padrões internacionais e nos procedimentos de verificação daí resultantes. Referem-se ao corpo terminal e à caixa isolante, bem como à capacidade de ligação segura e à resistência do bloco de terminais no que diz respeito à rotação dos cabos e à remoção do condutor.

Qualidade, fiabilidade e padrões altos são o foco de nossos testes mecânicos. Saiba mais sobre como nós testamos a qualidade e as características mecânicas de nossos produtos e como suportamos com sucesso os desafios dos ambientes industriais.

Testes mecânicos

Resistência mecânica dos pontos de ligação

A prova da resistência mecânica dos pontos de ligação garante a fiabilidade mecânica e elétrica do contacto do ponto de ligação. Assim, a estabilidade mecânica é avaliada através da cablagem múltipla do ponto de ligação e, além disso, a fiabilidade do contacto elétrico é avaliada através de uma medição da queda de tensão.

Para efeitos do teste, são alinhados 5 blocos de terminais numa calha de montagem DIN conforme o padrão. Os cabos com a secção transversal nominal do bloco de terminais são ligados e desconectados cinco vezes. Um novo condutor é usado após cada desconexão e a queda de tensão é medida antes e depois da ligação.

Considera-se que o teste ficou aprovado se a queda de tensão medida no bloco de terminais, antes e depois do teste, não exceder os limites exigidos.

Anexação do bloco de terminais ao seu suporte

A prova de instalação do bloco de terminais no seu suporte de montagem garante que o bloco de terminais esteja firmemente assentado na calha de montagem DIN padrão. A força do teste exigido é aplicada ao bloco de terminais através do ponto de ligação.

Para o teste, os blocos de terminais são montados numa calha de montagem DIN. Dependendo da secção transversal, uma haste de aço padronizada com um diâmetro definido é fixada nos pontos de fixação. As forças dependentes de secção transversal atuam no bloco de terminais a uma distância de 100 mm.

Considera-se que o teste ficou aprovado se os blocos de terminais não se desprenderem da calha de montagem DIN ou mostrarem qualquer outro dano.

Teste de danos e afrouxamento acidental de condutores de um bloco de terminais (teste de flexão)

O teste de danos e afrouxamento acidental de condutores de um bloco de terminais prova tanto a alta segurança mecânica quanto a ligação fiável da cablagem. O teste é dividido em duas partes sucessivas - o teste de flexão e um teste de puxar para fora.

Para o teste de flexão, uma extremidade da cablagem é ligada no ponto de ligação do borne. Um peso de teste padronizado é anexado à outra extremidade da cablagem para que possa balançar livremente. O teste prevê então uma rotação de 135 voltas com um raio definido sem qualquer interrupção.

Considera-se que o teste ficou aprovado se, durante e também após o teste de remoção da cablagem subsequente, a cablagem não escorregar para fora do ponto de ligação nem se romper nas proximidades do ponto de ligação.

Teste de danos e afrouxamento acidental de condutores de um bloco de terminais (teste de remoção)

O teste de danos e afrouxamento acidental de condutores de um bloco de terminais prova tanto a alta segurança mecânica quanto a ligação fiável da cablagem. O teste é dividido em duas partes sucessivas - o teste de flexão e um teste de puxar para fora.

Para o teste de remoção, uma extremidade da cablagem é conectada ao bloco de terminais e a outra extremidade é conectada à máquina de teste de remoção. Dependendo da secção transversal da cablagem, o padrão exige uma força de tração definida por 60 segundos.

Considera-se que o teste ficou aprovado se, durante o teste de flexão e o teste de extração subsequente da cablagem, a cablagem não sair do ponto de ligação nem se romper na área do ponto de ligação.

Ciclos de conector (IEC 61984)

A prova dos ciclos de conector assegura a qualidade do contacto sobre a vida útil de um contacto de conector. Uma vez que o padrão de bloco de terminais IEC 60947-7-1/-2/-3 não especifica quaisquer requisitos para os ciclos de correspondência no que diz respeito aos blocos de terminais encaixáveis, estes são ensaiados com base no padrão de conector IEC 61984.

Para o teste, os blocos de terminais encaixáveis, incluindo os conectores, são montados numa calha de montagem DIN compatível com o padrão. Com uma velocidade de 3 a 4 ciclos de conector por minuto, o teste de vida útil é simulado.

Considera-se que o teste ficou aprovado se não houver nenhum dano no blocos de terminais, incluindo a ligação da ficha, e se for assegurado o contínuo uso. Além disso, no final do teste, a queda de tensão medida deve estar em conformidade com os valores especificados.

Capacidade de conexão nominal

A prova de capacidade de ligação garante que as seções transversais do condutor documentadas possam ser ligadas. Aqui, apenas a possibilidade de inserção da cablagem no ponto de ligação é verificada. As seções transversais do condutor testadas são documentadas em valores métricos (mm²) e anglo-americanos (AWG).

Para efeitos do teste, a inseribilidade da secção transversal nominal e as duas próximas seções transversais do condutor menores são verificadas. Em alternativa às respetivas cablagens, a prova pode também ser fornecida através de um calibre normalizado.

Considera-se que o teste ficou aprovado se a cablagem ou o calibre puderem ser inseridos sem obstáculos no ponto de ligação.

Proteção contra contactos acidentais (IEC 60529)

A prova de proteção contra contacto garante proteção contra contacto direto (acidental). A classe de proteção IP, por exemplo IP40 contra contacto direto, refere-se ao compartimento de comutadores elétricos e não aos componentes de instalação, como blocos de terminais. A conceção dos blocos de terminais tem em conta a chamada segurança de dedos e segurança das costas das mãos de acordo com IEC 60529. A verificação é realizada pelo dedo articulado de teste ou pela esfera do teste de acordo com a norma IEC 61032.

Para efeitos do teste, a Weidmüller normalmente instala 10 blocos de terminais numa calha de montagem DIN compatível com o padrão e liga os pontos terminais com a secção transversal nominal. Em seguida, o teste é realizado com referência ao dedo ou esfera do teste.

Segurança dos dedos

A segurança dos dedos de acordo com a norma CEI 60529 está assegurada se o dedo articulado do teste conforme a norma CEI 61032 não puder tocar em quaisquer partes com risco de contacto em todas as direções de acionamento. O dedo articulado do teste aplica forças de teste de 10 N ao borne. Pode entrar até aos seus 80 mm de comprimento e não tocar em nenhuma parte perigosa.

Considera-se que o teste ficou aprovado, se o dedo ou a esfera do teste não puderem tocar em quaisquer partes sob tensão. Isso garante proteção contra contactos não intencionais de acordo com IEC 60529 IPXXB ou IPXXA.

Segurança das costas das mãos

A segurança das costas das mãos conforme CEI 60529 está assegurada se uma esfera com um diâmetro de 50 mm de acordo com a norma CEI 61032 com um forças de 50 (± 5) N não tocar em quaisquer partes sob tensão.

Considera-se que o teste ficou aprovado, se o dedo ou a esfera do teste não puderem tocar em quaisquer partes sob tensão. Isso garante proteção contra contatos não intencionais de acordo com IEC 60529 IPXXB ou IPXXA.

Choques e vibrações

A prova dos respetivos testes de choque e vibração garante o uso seguro dos blocos de terminais e a fiabilidade do contacto sob influência de falha mencionadas. Os comutadores elétricos e seus componentes individuais instalados estão expostos a várias vibrações e choques em muitas indústrias. Por exemplo, em veículos ferroviários ou em máquinas e unidades rotativas. No laboratório, podem ser aplicados choques e vibrações às configurações do teste e também podem ser simulados usando uma " mesa de vibração ".

Para efeitos dos testes, os blocos de terminais são montados numa calha de montagem DIN compatível com o padrão e os pontos de ligação do terminal são ligados à secção transversal nominal. A calha de montagem DIN é fixada mecanicamente na mesa vibratória, de modo que os choques e vibrações são transmitidos diretamente à calha terminal.